O que é um Backdoor?

O que é um Backdoor?

Backdoor é uma porta de acesso ao sistema, que foi criada a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas. Geralmente é instalado partir de uma falha de segurança, explorada por um malware, que pode ser um vírus,  trojan, adware, ou até mesmo explorada através de um acesso via internet, por exemplo, utilizando sistemas e sites com falhas de segurança.

O Backdoor resulta em disponibilizar portas de acesso abertas no seu computador, de forma que um invasor possa ter acesso não autorizado ao sistema. Faça uma analogia a uma porta dos fundos, onde a pessoa pode entrar mais facilmente do que uma porta da frente. Esse tipo de recurso também é usado como um “Procedimento não documentado de abertura de sistemas”, sendo que isso pode ser feito de maneira legal por empresas para que softwares tenham seu acesso restaurado, mas alguns invasores cibernéticos tentam usar o mesmo método para tomar o controle e deixar um acesso permanente a sua maquina, gerando uma porta de entrada para futuras contaminações ou roubo de informações.

Como ele acessa nosso computador?

Essas vulnerabilidades são encontradas em diversos tipos de sistemas, independente de terem ou não Firewall, e principalmente são exploradas por programas instalados de maneira ilegal no computador. Esses programas podem estar configurados para permitir que o acesso seja liberado e assim você acaba ficando vulnerável a possíveis ataques.

A falta de atualizações de software no computador e aplicativos, também pode expor uma falha de segurança, permitindo que alguém explore esta falha e instale um Backdoor no computador. Uma vez o Backdoor instalado, todo o sistema passa a estar comprometido. A VCPTec se preocupa com a sua segurança e por este motivo sempre mantém seus servidores, sistemas e sites atualizados constantemente.

Outra técnica muito usada para invasão é o E-mail. Muitas vezes você recebe um e-mail de alguém desconhecido e não percebe que ele já possui um vírus (ou outro tipo de malware), e sua maquina acaba sendo infectada sem você se dar conta. Por este motivo a VCPTec possui um sistema que pode ajudar a prevenir e-mails com vírus e lixo eletrônico (spam), Saiba mais.

O que ele pode fazer depois disso?

Se o seu computador foi comprometido e agora possui um Backdoor, ele pode permitir que um invasor tenha acesso a todo o seu sistema, desta forma podendo capturar senhas e até mesmo acessar contas pessoais sua, sem falar que ele pode entrar em sua conta de e-mail e acabar lendo ou até mesmo ficar sabendo de informações pessoais ou empresarias que você não queria expor.

Porém um dos acessos que estes tipos de programas mais proporcionam preocupação é o controle da sua Webcam. Isso mesmo… ele pode controlar a sua Webcam. Imagine o seguinte cenário: O invasor consegue o controle da sua maquina (sem você saber) depois consegue roubar os seus dados e ainda por cima consegue através da Webcam  uma foto sua; Com todas essas informações ele pode realizar um grande prejuízo.

Fora problemas que ele pode estar transferindo para todo o parque tecnológico da sua empresa, causando um transtorno maior de perda de dados, informação e até mesmo de equipamentos.

Como evitar o Backdoor?

Tenha em mente que a atualização constante dos seus sistemas e programas é fundamental para que este tipo de problema não ocorra com você, porém é preciso evitar outras coisas como:

  • Sites que não possuem segurança;
  • Abrir e-mails de pessoas ou empresas que você não conhece (ou configurar o nosso sistema de Antispam);
  • Não instalar programas piratas da internet;
  • Manter um bom Anti Vírus instalado;
  • Manter o seu firewall ativo.

Essas são algumas das prioridades que você deve tomar em seu sistema.

Entretanto é sempre bom ter o auxilio de um especialista para que você não corra o risco dos seus dados serem roubados ou até mesmo a perca total do seu dispositivo. Conte com o apoio de uma empresa como a VCPTec que pode ajudar você a se prevenir deste tipo de problema.