fbpx

Code Plus

Rotinas de backup

Rotinas de backup

O processo de Backup é fundamental para a empresa. Hoje eu sei que você deve ter em sua empresa vários dados de clientes, contas, orçamentos e etc. Sei também a grande importância que estes arquivos são para a empresa, então a minha pergunta é a seguinte, “E se você perdesse hoje todos estes dados, o que aconteceria?”.Pois bem vou apresentar praticas para manter os seus dados a salvo.

Local para o Backup

Antes de tudo o local a onde o seus dados vão estar salvos deve ser planejado com muito cuidado.Hoje temos algumas maneiras de deixar os nossos dados salvos, Backup em nuvem e Backup em Disco rígido (HD’s), existem outras maneiras de realização de Backups, porém essas são as mais usadas.O bom e sempre não se prender a apenas uma forma de Backup, pois para tornar os dados mais protegidos e fundamental ter varias formas de backup.

Duplicidade de arquivos

Para que o processo de backup seja eficiente, tenha em mente que o essencial e guardar arquivos de backups que não tenham duplicidade, pois desta forma você vai estar economizando recursos no armazenamento.Tenham sempre em mente quais são os arquivos fundamentais para sua empresa.

Backups periódicos

Dependendo do fluxo de trabalho que você exerce, o bom e que o backup esteja em constante atualização.Porém esta pratica consome recursos de processamento, caso você não tenham o um capital para investir em um processamento de backup deste tamanho, o bom e sempre estar realizando um backup periódico, ao final de cada dia de trabalho, outro a cada dois dias, outro a cada semana, outro quinzenal e por fim um mensal.Desta forma você vai estar com seus dados sempre protegidos.

Versionamentos

Normalmente as pessoas trabalham com o Backup da seguinte maneira, substituem o backup anterior pelo mais recente. Mas esta pratica não e recomendada caso você trabalhe com um grande volume de dados.Pois imagine se algo no processo de cópia der errado? Você acaba perdendo alguns dados ou até mesmo todo o seu histórico, desta forma o melhor e trabalhar com versionamentos, sendo assim você sempre vai ter o backup do dia anterior ou dos dias que você deixou na memória.

Teste de backups

Você encontrou um local para armazenar os seus dados, verificou os arquivos duplicados, criou uma rotina de backups periódicos e deixou configurado um versionamento do seu backup? Então pronto esta tudo certo?Não, chegou a hora de testar o seu backup, pois os arquivos podem estar corrompidos ou no processo de backup algum erro pode ter acontecido desta forma e essência que você teste o seu backup, para que no futuro você não tenha dor de cabeça, ao precisar de um ou outro arquivo.Caso tenha alguma dúvida sobre o assundo, fale conosco! Temos diversos planos de Backup que cabem no seu bolso. Saiba mais clicando Aqui.