O envio de e-mail marketing durante muito tempo, era visto como uma forma invasiva por se tratar às vezes de um lugar ao qual você não se cadastrou.
Mas ao passar do tempo com os ajustes tecnológicos e as ferramentas de envio de e-mail, essa pratica se tornou uma das grandes maneiras de captar novos clientes e obtiver melhores resultados de retorno, pois você tem a possibilidade de envio de mensagens de forma correta para as pessoas certas.
De acordo com o levantamento realizado nos últimos tempos, a quantidade de pessoas adultas que possuem e-mail e de cerca de 92%, e que em media 72% das pessoas preferem receber alguma proposta por este meio de contato, sendo assim o e-mail marketing e uma das ferramentas de maior valor se bem usados.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing e a forma de comunicação entre a empresa e o seu consumidor ou potencial cliente, via e-mail.
Por que devemos utilizar e-mail marketing?
Hoje em dia a grande força esta nas redes sociais, porém o e-mail marketing pode se tornar uma das melhores armas para o seu negocio, pois ele pode gerar a captação de informações do cliente como Nome, Endereço, Telefone, Gostos específicos, etc.
Veja logo abaixo as possibilidades de utilização de e-mail marketing:
Alcance maior de publico
Baseado em uma pesquisa realizada em 2015 existem 2,5 bilhões de usuário de e-mail , e o seu numero pode chegar a 2,9 bilhões a partir de 2019.
Tendo esse numero em mãos imagine a seguinte situação, normalmente nos conectamos por vários canais de acesso pelo mesmo e-mail, sendo assim o e-mail e algo essencial para quem busca novos clientes.
Controle na entrega e na abertura dos e-mails
Como nas redes sociais o algoritmo determina quantas pessoas vão estar vendo a sua postagem, pois o mesmo tem como função verificar a relevância daquela informação para cliente, você não tem como medir a quantidade de pessoas que vão ver a sua postagem.
Isso não acontece no e-mail marketing, pois se você estiver usando uma ferramenta de envio de e-mail ela pode verificar se o e-mail que você enviou para as 200 pessoas da sua lista foi aberto.
Saiba mais sobre ferramentas de envio de e-mail marketing em “Mailchimp com a VCPTec”.
Uma aparência atraente
Um e-mail marketing bem trabalhado pode gerar uma reação nova em seu cliente, trazendo a ele uma visão simples de algo que você deseja transmitir.
O e-mail pode ser criado com base em layouts prontos, onde a maior função e trazer ao cliente a experiência de consumo, ideia, venda ou até mesmo uma noticia que acabou de sair.
Saiba mais sobre como construir layout para o seu e-mail marketing em “Mailchimp com a VCPTec”.
Custo beneficio
O e-mail marketing e a forma mais rentável de retorno financeiro pois você necessita de apenas três peças para começar a utiliza-lo, um domínio, uma ferramenta de envio de e-mail e uma pessoa para traçar a estratégia da empresa, com essas peças bem montadas você consegue captar novos cliente e gerar futuros consumidores do seu produto.
Saiba mais sobre como construir layout para o seu e-mail marketing em “Mailchimp com a VCPTec”.
Qual o papel do e-mail marketing em suas campanhas de marketing?
O e-mail marketing e uma das formas mais próximas de atrair o seu cliente, pois se ele se inscreve para receber as suas novidades, promoções ou novos produtos, ele esta te dando acesso a uma parte pessoal dele, com isso você ganha a proximidade do seu publico. Veja abaixo os tipos de estratégia para o seu e-mail marketing:
Manter um relacionamento constante
Sempre que uma pessoa se inscreve em sua lista de e-mails ela espera que você sempre esteja em contato com ela, mostrando que você sabe que ela esta lá e que se importa com a opinião que ela tem da sua marca ou produto.
Promover seus conteúdos
Um dos maiores meio de apresentar um produto e a divulgação, porém essa apresentação nem sempre deve ser baseada na venda direta do produto, você pode construir um blog e direcionar a sua newsletter aos seus clientes, para atrai-los ao seu produto.
Compartilhar conteúdo / Tutoriais
O simples fato de publicar algo semanalmente pode não trazer o retorno esperado, uma das soluções do mercado atual e o Inbound Marketing, onde você atrai o seu cliente através de conteúdos relevantes, oferecendo algo certo para o cliente certo, desta forma você não envia conteúdos para clientes que não tem interesse em determinado produto ou noticia.
Vender
Este provavelmente você já deve ter usado, se trata de oferecer uma promoção ou um produto especifico ao cliente via e-mail marketing, porém você sabia que é possível realizar peças publicitarias de e-mail que atraiam e engajem melhor o seu publico? Pois saiba que isto é possível, com as ferramentas certas.
Hoje já é possível realizar o pagamento em um clique por e-mail, e em breve será possível o pagamento via e-mail, então este e um dos grandes motivos para se trabalhar melhor o e-mail marketing.
Como criar uma estratégia de comunicação bem sucedida
Tenha um site e um e-mail profissional Você precisa ter um domínio e um e-mail profissional caso não tenha a VCPTec pode te ajudar nesta questão. Ter um e-mail profissional mostra que você esta preocupado com a qualidade oferecida ao seu cliente. Nunca compre lista de e-mails Essas listas de e-mails que são adquiridas na internet são muitas vezes de e-mails antigos ou até mesmo de pessoas que não estão interessadas em seu produto, muitas ferramentas de envio de e-mail marketing não aceitam este tipo de pratica, chegando até a bloquear a conta na ferramenta. A lista de e-mail e algo que necessita de paciência e muito trabalho pois não começa da noite pro dia, caso queira saber mais sobre como configurar uma ferramenta de envio de e-mail, veja o tutorial que a VCPTec fez pra você clicando em Tutorial Mailchimp. Cronograma de envio com base no relacionamento Sempre que começamos um conversa com uma nova pessoa precisamos conhecer ela, saber os seu gostos, criar um relacionamento, com o tempo você consegue expandir mais e desenvolver outros assuntos. Da mesma forma funciona o e-mail marketing, ele tem que ser trabalhado conforme você vai conhecendo o cliente e determinando o gosto dele com o tempo, por este motivo o ideal e criar um cronograma de envio de e-mail, colocando cada cliente em uma lista, determinada pelo grau de relacionamento com o mesmo. Inovação e criatividade Sempre busque enviar e-mail marketings que atraiam seu cliente, pois considere que ele recebe vários e-mail por dia, e ele vai sempre verificar aqueles que demonstram algo novo ou mais atraente, descubra como incrementar os seus e-mails marketings com a VCPTec.Como começar?
1. Ferramenta Aqui na VCPTec indicamos a utilização do Mailchimp para o seu envio de e-mail Marketing, com ele e possível verificar quais e-mail foram abertos, status dos e-mail enviados, programar envio de e-mail, verificar cliques em sua campanha e muito mais, saiba mais detalhes em nosso tutorial. 2. Template A escolha do templates e fundamental pois ele deve estar de acordo com alguns parâmetro como:- Responsivo (deve ser visto em todos os tipos de dispositivos);
- Deve ser simples, para não confundir varias informações ao cliente;
- Deve conter imagens que destaquem o que você esta querendo transmitir;
- Por fim deve-se sempre atualizar o layout mais sem perder a sua identidade.